09 de abril de 2020

Projeto do Theatro São Pedro, Mistura Fina resiste à pandemia e passa a apresentar shows virtuais

Apresentações acontecerão todas as quintas-feiras, às 18h30, a partir do dia 16 de abril

Suspensas desde o dia 19 de março, em acordo com as medidas temporárias de prevenção ao contágio pela COVID-19 (novo Coronavírus), as apresentações do projeto Mistura Fina - Música para Fugir do Trânsito terão continuidade no mês de abril, de forma virtual, com transmissão pelas redes sociais do projeto Mistura Fina pelo link (www.facebook.com/misturafinamusica/), sempre às quintas-feiras, a partir das 18h30min. A decisão da direção do TSP tem como objetivo garantir a continuidade do projeto e minimizar os efeitos do isolamento provocado pela crise sanitária no Brasil. A iniciativa leva a assinatura da Fundação Theatro São Pedro, por meio da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro, produção da Primeira Fila Produções, financiamento do Pró-Cultura RS e patrocínio da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul - SULGÁS.

As apresentações virtuais iniciam na próxima quinta-feira, dia 16 de abril, sempre a partir das 18h30min, com a cantora e compositora Simone Rasslan. No dia 23, se apresentará o Conjunto Bluegrass, e no dia 30 de abril, o duo Pedrinho Figueiredo e Handyer Borba.

A programação do Mistura Fina - Música para Fugir do Trânsito encontrava-se em plena execução, desde agosto de 2019, cumprindo-se as 40 sessões previstas, com apresentações no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, com muito sucesso. O recomeço das sessões foi no dia 05 de março, quando da reabertura do TSP. Neste mesmo mês, ocorreram os dois primeiros shows, restando ainda 20 a serem realizados. Entretanto, com o agravamento da situação de controle da proliferação do Covid-19, todas as atividades do Theatro São Pedro foram suspensas, ainda por tempo indeterminado, aguardando-se a evolução da crise sanitária e seus desdobramentos.

Para acompanhar os shows de suas casas, o público deverá acessar a rede social do Mistura Fina na Internet: www.facebook.com/pg/misturafinamusica. Desta forma, é garantida a continuidade do projeto, sem prejudicar artistas que estavam já agendados para estas apresentações. As sessões virtuais serão divulgadas nos veículos tradicionais de mídia impressa, radiofônica e digital e pela rede de comunicações do Theatro São Pedro no Instagram, Twiter e Facebook, além do Facebook do próprio projeto.

 

Mais informações sobre o show de Simone Rasslan:

Com o título de "A escuta, a canção e o silêncio: uma travessia ético-poética", a cantora Simone Rasslan Simone Rasslan abre a série de show virtuais do projeto Mistura Fina - Música para Fugir do Trânsito no dia 16 de abril. A artista conta que coleciona canções. "Algumas delas, sei de cor (de coração). As canções desta coleção falam de modos de existência por dentro de práticas de silêncio. São muitos os silêncios nas canções: o que escuta, o que renuncia, o que interdita, o que devaneia, o que cria. Silêncios de ameaça, de censura, de intimidade, de cumplicidade". Segundo Simone, "o tema do silêncio, espalhado sob várias formas - como fala, como escritos, como imagem -, também se faz ouvir na tessitura das canções, por dentro delas. Tal aproximação - entre canção e silêncio - atribui à escuta a condição para o nascimento deste trabalho", explica a cantora.

Este recital é o resultado do trabalho de doutorado de Simone Rassalan desenvolvido no campo da educação articulado à arte. Segunda a cantora, "justamente num tempo excessivo de imagens e verborreia em rede, nessa nova "crise da linguagem", estejamos sendo interpelados a produzir outras formas de comunicação". Tal mudança, acredita ela, atinge de modo central a educação e a arte. "Elas não sairão incólumes, certamente, destes tempos que nos é dado viver", conclui.

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS