Com 'Bacurau' e homenagens, começa neste final de semana o Festival de Cinema de Gramado

Costurando filmes autorais com títulos de maior apelo comercial, evento mobiliza o cinema brasileiro

Evento gratuito

Cinema

16 de agosto de 2019 a 24 de agosto de 2019

Começa nesta sexta-feira (16), o 47º Festival de Cinema de Gramado, que segue até 24 de agosto de 2019 com mostras de curtas e longas-metragens, homenagens, debates e sessões especiais. Serão exibidos 19 longas-metragens – latinos e nacionais – em competição e 34 curtas – entre gaúchos e nacionais, além de mostras paralelas, exibições especiais, debates e discussões sobre o mercado audiovisual.  Uma das novidades desta edição é a Mostra Competitiva Longas Gaúchos, que terá cinco filmes na competição.

O filme “Bacurau” estreia nacionalmente na abertura desta edição. A produção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles foi vencedora do Prêmio do Júri em Cannes, Melhor Filme no Festival de Munique e recentemente indicado para representar o Brasil no Prêmio Goya, no qual concorre como Melhor Filme Iberoamericano.

“O Homem Cordial”, de Iberê Carvalho, abre a competição dos filmes brasileiros. Seu primeiro longa, “O Último Cine Drive-in”, foi premiado no 43º Festival de Cinema de Gramado em quatro categorias: Ator (Breno Nina), Atriz Coadjuvante (Fernanda Rocha), Direção de Arte (Maíra Carvalho) e Melhor Filme pelo Júri da Crítica.

A edição desde ano conta com homenagens a diferentes personagens do cinema. A atriz e diretora Carla Camurati recebe o Troféu Eduardo Abelin no Palácio dos Festivais. Carla representa a retomada do cinema nacional, em 1995, quando lançou o irreverente “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”, estrelado por Marieta Severo e Marco Nanini. Lázaro Ramos, Mauricio de Sousa e o ator argentino Leonardo Sbaraglia também serão homenageados. 

Os curadores Eva Piwowarski e Rubens Ewald Filho serão lembrados na abertura do Festival de Gramado, antes da exibição especial de “Bacurau”, com a entregas de placas em homenagem ao trabalho realizado no festival. Eva Piwowarski faleceu em 7 de janeiro e Rubens Ewald Filho, em 19 de junho. Apresentador do festival durante oito anos, o ator Leonardo Machado, falecido em 28 de setembro de 2018, será lembrado durante a primeira apresentação do longa “Legalidade”, do qual é protagonista. 

Programação
Com acesso democrático, toda a programação diurna do Festival tem acesso gratuito conforme a disponibilidade As exibições e debates acontecem tanto no Palácio dos Festivais quanto no teatro Elisabeth Rosenfeld. Para conferir, acessse: www.festivaldegramado.net/programacao-2019/

SERVIÇO

Dias: 16 a 24 de agosto de 2019
Horários: Confira programação completa no site do Festival de Gramado 
Local: Gramado/RS

Valores e disponibilidade são responsabilidades dos produtores

De 16 a 23 de agosto – R$ 70,00
Dia 24 de agosto – R$ 200,00. 


Possuem direito à meia entrada todos os brasileiros que se enquadram em um dos itens listados abaixo:

  •  Estudantes
    (Lei Federal n° 12.933/Decreto nº 8.537/Lei Estadual 12.570);
  • Jovens de baixa renda
    (Lei Federal n° 12.933/Decreto nº 8.537);
  • Pessoas com 60 anos ou mais
    (Lei Federal n° 10.741);
  • Pessoas com deficiência e acompanhante
    (Lei Federal n° 12.933/Decreto nº 8.537);
  • Doadores de sangue de todo o Brasil
    (Lei Estadual nº 14.132).
Compartilhe
GALERIA DE FOTOS