Primeira edição do Festival de Teatro para Crianças no Theatro São Pedro

Infantil

Artes Cênicas

08 de outubro de 2019 a 13 de outubro de 2019

Ministério da Cidadania e Porto Alegre Airport apresentam a primeira edição do Festival de Teatro para Crianças, que ocorre de 08 a 13 de outubro no Theatro São Pedro. O evento surge com o compromisso de se tornar um festival cultural permanente da cidade de Porto Alegre, apresentando uma programação artística de qualidade voltada para os mais variados públicos infantis. Além dos espetáculos, o FESTECRI conta com atividades de formação e discussão sobre o trabalho artístico desenvolvido para as crianças, dirigido principalmente aos grupos de teatro local, ampliando oportunidades de atuação e o intercâmbio artístico.

Realizado no Theatro São Pedro, um dos mais importantes espaços culturais da cidade de Porto Alegre, a atividade tem foco nos estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal e estadual, que podem agendar a sua participação gratuita, através das escolas, pelo email festecri.poa@gmail.com ou pelo contato no site do festival. Com curadoria de Dilmar Messias, Diretor Artístico do São Pedro, o festival contará com 12 apresentações teatrais e cinco atividades formativas.

Com sessões às 10h e 15h, de terça a sexta, e às 11h e 16h, no sábado e domingo, o público poderá conferir os espetáculos Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare para Crianças, do Coletivo Órbita, Orquestra de BrinquedosO Enigma das Caixas, da Cia Halarde de Teatro, Expedição Monstro, da Cia Indeterminada, A Extraordinária Aventura Romântica de Miranda e Léo Lorival, da Cia Stravaganza e Picadeiro Faz de Conta da Cia Rústica.

Entre segunda e sexta-feira, ocorrem as Atividades Formativas, sempre às 16h, na sala térreo do Theatro São Pedro. Na segunda, dia 07, ocorre o debate Curadoria em projetos para Crianças, que reúne os curadores Andréia Vigo, Dilmar Messias, Chris Dias e Michele Rolim para refletir sobre o tema da curadoria em projetos culturais para crianças. Os profissionais irão compartilhar suas experiências e conversar sobre os diversos pensamentos curatoriais praticados por eles no que diz respeito à infância. Na terça, ocorre o encontro do Centro Brasileiro Teatro para Infância e Juventude, com Cleiton Echeveste, presidente do Conselho de Administração, e Viviane Juguero, coordenadora do Núcleo Regional em Porto Alegre.

O jornalista, escritor, professor e crítico teatral Antonio Hohlfeldt ministra workshop Dramaturgia infantil no Brasil, na quarta, 09 de outubro. Já a dramaturga, pesquisadora, atriz e professora Viviane Juguero é a professora do workshop Especificidades dialógicas do teatro para infância, que ocorre na quinta. As atividades formativas encerram na sexta, 11 de outubro, com o workshop A tradução e a interpretação de LIBRAS no teatro – espetáculos acessíveis com a tradutora intérprete de LIBRAS e professora universitária Celina Xavier Neta. As atividades formativas têm entrada franca e as inscrições podem ser feitas, também, através do festecri.poa@gmail.com

1° Festival de Teatro para Crianças é apresentado pelo Ministério da Cidadania e Porto Alegre Airport. Conta com patrocínio Banrisul, Seja Vero e apoio cultural da Panvel Farmácias. O projeto é realizado pela Primeira Fila Produções, em parceria com o Theatro São Pedro, e financiado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal. Além do apoio da TVE FM Cultura, CBTIJ, MOVE e KOMBINA.

SERVIÇO

Confira a programação:
Macbeth e o Reino Sombrio: Shakespeare Para Crianças
08 de outubro / terça- feira / 10h - Tradução para libras
08 de outubro / terça- feira / 15h

Orquestra de Brinquedos
09 de outubro / quarta-feira / 10h
09 de outubro / quarta-feira / 15h

O Enigma das Caixas
10 outubro / quinta-feira / 10h - Tradução para libras
10 outubro / quinta-feira / 15h

Expedição Monstro
11 de outubro / sexta-feira / 10h - Tradução para Libras
11 de outubro / sexta-feira / 15h

A Extraordinária Aventura Romântica de Miranda e Léo Lorival
12 de outubro / sábado / 11h - Tradução para Libras
12 de outubro / sábado / 16h

Picadeiro Faz de Conta
13 de outubro / domingo / 11h - Tradução para Libras
13 de outubro / domingo / 16h

Atividades Formativas:

Debate - Curadoria em projetos para crianças com ANDRÉIA VIGO, CHRIS DIAS, DILMAR MESSIAS e MICHELE ROLIM,
Inscrição prévia em: agenda@festecri.com
07 de outubro / segunda-feira / 16h

Encontro do Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ) com CLEITON ECHEVESTE e VIVIANE JUGUERO
Inscrição prévia em: agenda@festecri.com
08 de outubro / terça-feira / 16h

Workshop: Dramaturgia infantil no Brasil com ANTONIO HOHLFELDT
Inscrição prévia em: agenda@festecri.com
09 de outubro/ quarta-feira/ 16h

Especificidades dialógicas do teatro para a infância com VIVIANE JUGUERO
Inscrição prévia em: agenda@festecri.com
10 de outubro / quinta-feira / 16h

A tradução e a interpretação de LIBRAS no teatro – espetáculos acessíveis com CELINA XAVIER NETA - Tradução para libras
Inscrição prévia em: agenda@festecri.com
11 de outubro / sexta-feira / 16h

Valores e disponibilidade são responsabilidades dos produtores

Os ingressos para os espetáculos teatrais custam entre R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira), à venda na bilheteria e site do teatro.

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS