Bienal 12 promove live com a artista Rosana Paulino

Artes Visuais

28 de maio de 2020

Mesmo com as especificidades que impedem sua abertura física, a Bienal 12 segue ativa no meio digital, promovendo ações que têm como intuito propiciar possibilidades de trocas e fazer com que a mostra continue pulsando. A programação pensada pela equipe do projeto tem sequência com o lançamento do Programa de Lives Bienal 12, que inicia na próxima quinta-feira (28), às 19h. Ao todo, serão seis lives, sempre às quintas-feiras, que contarão com a presença de artistas, educadores e curadores. As conversas terão como eixo central o debate de questões relacionadas à arte e à educação inseridas no contexto do coronavírus.

Quem conduz a primeira live do Programa é Igor Simões, Curador do Programa Educativo, que recebe uma das artistas homenageadas desta 12ª edição da Bienal do Mercosul: Rosana Paulino. Artista pioneira na discussão sobre raça e gênero no Brasil, Rosana já participou de diversas exposições no País, assim como nos EUA, Chile, Bélgica, Holanda, Portugal e Espanha. Juntamente com seu trabalho como artista visual, Paulino também desenvolveu uma trajetória como arte-educadora, conforme destaca Simões: “Rosana Paulino além de ser uma artista de importância fundamental na arte brasileira e latino-americana, tem como característica um olhar atento para o seu lugar como educadora”.

O bate-papo será transmitido pelo Facebook, Instagram e YouTube da Bienal do Mercosul. Haverá espaço para perguntas do público, que podem ser enviadas com antecedência pelos canais digitais da Bienal ou durante a live.

 

Rosana Paulino

Doutora em Artes Visuais e Bacharel em Gravura pela ECA/USP é especialista em gravura pelo London Print Studio, de Londres. Foi bolsista da Fundação Ford nos anos de 2006 a 2008 e CAPES de 2008 a 2011. Em 2014 foi agraciada com a bolsa para residência no Bellagio Center, da Fundação Rockefeller. Seus trabalhos têm como foco principal a posição da mulher negra na sociedade brasileira e os diversos tipos de violência sofridos por esta população decorrentes do racismo e das marcas deixadas pela escravidão. Possui obras em importantes museus tais como o MASP, Pinacoteca do Estado de São Paulo e UNM - University of New Mexico Art Museum, USA. Tem participado ativamente de diversas exposições, tanto no Brasil como no exterior e seu trabalho tem sido objeto de vários estudos acadêmicos, livros e revistas especializadas.

Igor Simões

Doutor em Artes Visuais-História, Teoria e crítica da Arte-PPGAV-UFRGS. Professor adjunto de História, Teoria e Crítica da arte e Metodologia e Prática do ensino da arte (UERGS). Membro do comitê de curadoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas-ANPAP, Membro do Núcleo Educativo UERGS-MARGS. Membro do comitê de acervo do Museu de Arte do RS-MARGS. Trabalha com as articulações entre exposição, montagem fílmica, histórias da arte e racialização na arte brasileira e visibilidade de sujeitos negros nas artes visuais. Autor da tese Montagem Fílmica e Exposição: Vozes Negras no Cubo Branco da Arte Brasileira. Membro do Flume-Grupo de Pesquisa em Educação e Artes Visuais.

Bienal 12 Online 

Com o alastramento da pandemia do COVID-19, a equipe da Bienal desenvolveu propostas digitais que, de alguma forma, pudessem manifestar publicamente as expressões que titulam a 12° edição do projeto: Feminino(s): visualidades, ações e afetos. As ações iniciaram no mês de março com a publicação de depoimentos de artistas nas redes sociais e tiveram continuidade com o lançamento da Bienal 12 Online em 16 de abril de 2020. Vinculada ao site da Bienal, a plataforma virtual disponibiliza ao público imagens de obras, textos elaborados pelos artistas, informações sobre suas poéticas e proposições elaboradas pelo Programa Educativo.

SERVIÇO

Bienal 12 - Live com a artista Rosana Paulino

Quando: Quinta-feira (28), às 19h

Onde :Facebook, Instagram e YouTube da Bienal do Mercosul

Valores e disponibilidade são responsabilidades dos produtores

Gratuito

Compartilhe